Por que contratar um profissional?

No Comments

Muitos clientes chegam até nós, arquitetos, com medo em relação ao contratar um profissional da área de arquitetura. Frases como “não tenho dinheiro para contratar”, “arquiteto é para gente rica”, “nunca pensei em contratar um arquiteto por que sei que custa caro”, são cotidianas no nosso dia a dia profissional e pessoal. Mas por que muitos pensam dessa forma? Realmente o investimento é muito alto para ter um acompanhamento profissional?  

Vamos colocar alguns itens essenciais a seguir para entendermos o quanto esse investimento realmente custa e como é importante ter um profissional para te auxiliar nesse momento importante da sua vida. Afinal, independentemente do tipo de projeto, comercial, institucional ou residencial, estamos falando sobre modificar ou fazer algo novo, certo?

Controle de gastos

Para ter um controle sobre os seus gastos e tempo, um profissional de arquitetura, com a sua experiência, consegue prever esse planejamento financeiro/tempo, por já estar em contato direto com o passo a passo de uma construção civil. Assim, se torna mais palpável a possibilidade de você conseguir finalizar a obra conforme seu desejo. Você terá uma prévia do total de custos, dando oportunidade de se planejar financeiramente para conseguir acumular a quantia necessária para a reforma ou obra. Além do planejamento financeiro você precisa saber que a construção irá atingir os objetivos que tanto almeja.

Segurança no cumprimento de normas

Outro ponto importante: seja para qualquer tipo de edificação, são exigidas normas e leis de acordo com cada estado e cidade a serem aplicadas. O arquiteto está sempre ciente dessas exigências e desenvolvem projetos com base nelas. Pode-se pensar que seja simples cumprir normas, mas o que nos engana é a limitação dos espaços disponíveis para criar ambientes agradáveis, confortáveis, funcionais e atraentes seguindo todas as condições impostas. Com um profissional não haverá desgaste em obras, ou seja, se for preciso ajustar um ambiente para atender a uma norma será feito no papel, te fazendo economizar mais. Mas não só apenas as normas e leis que fazem um projeto ser modificado. Normalmente o cliente é o responsável por 90% das alterações feitas, porém temos uma pergunta: por que alterar na obra onde, por exemplo, terá que se demolir uma parede recém levantada ao invés de fazer o ajuste no papel onde o custo é significativamente mais baixo ao comparar com a obra? Com um projeto e apresentação de imagens prévias do resultado da obra em 3D, você consegue visualizar o espaço que será construído podendo fazer alterações, sem perda de materiais e mão de obra. Contratando um profissional a obra terá poucos ajustes, apenas alterações para maior praticidade na execução.

Tranquilidade para lidar com imprevistos

Agora que conseguiu visualizar a comodidade e tranquilidade que terá ao contratar um profissional para desenvolver seus projetos, e lidar com as leis/normas, passamos para a próxima etapa: OBRA. O grande pesadelo da maioria das pessoas. Mas estamos aqui para você entender como não é preciso passar por nenhum trauma ou estresse para concretizar o seu objetivo.

Durante a obra, muitas questões são levantadas, surpresas sempre surgem e quando percebemos lá se foi mais dinheiro em material e tempo. Mas como um arquiteto pode te ajudar nesse processo? Na verdade, o arquiteto que desenvolveu o projeto não precisa ser o responsável pela a obra em si. Esse serviço pode ser passado para um engenheiro. Mas o que acontece é que a maioria das pessoas opta por escolher uma equipe de um mestre de obras ao invés do arquiteto ou engenheiro, o que vem com algumas vírgulas escondidas.

Vamos imaginar que essa tenha sido a sua escolha: contratar um mestre de obras. E agora? Uma dica para evitar ruídos de comunicação é: passe o telefone da sua mão de obra para o seu arquiteto e vice-versa! Sim! A solução para a maioria das suas dores de cabeça por conta da obra pode se resolver com essa medida simples. Muitas vezes um problema, que parece enorme para você, pode ser resolvido rapidamente entre as partes.

Economia

Agora vem uma pergunta-chave: afinal quanto custa um arquiteto? A verdade é que cada profissional define quanto irá cobrar pelo serviço, de acordo com seu tempo e experiência de mercado. Porém, garantimos que você gastará até 30% a menos na sua obra se tiver um acompanhamento profissional. E como já sabemos: tempo é dinheiro.

Portanto, vale a pena contratar um arquiteto? Sim, vale. Além de você ter confiança por ter um profissional se responsabilizando pela segurança da edificação, também terá um controle total de orçamento para a sua obra, além de prever possíveis erros ou alterações a serem feitas no PAPEL e não na obra (mais economia).

Next Post
Um pouquinho do nosso método de trabalho

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fill out this field
Fill out this field
Please enter a valid email address.
You need to agree with the terms to proceed

Menu