A importância de uma boa iluminação

No Comments

Você já teve aquela sensação de olhar para uma edificação de dia e a noite parecer algo totalmente diferente? Esse efeito é dado com uma das técnicas exploradas pelos arquitetos, a ILUMINAÇÃO. Se não tiver observado ainda, tudo bem. Passamos o desafio de começar a reparar nos lugares durante o dia e depois à noite. Temos certeza que você verá grandes diferenças até em um pequeno ambiente.

Nós, da Impacta Arquitetura, somos especializadas em iluminação e aplicamos essa técnica com muita atenção e usufruindo da importância que ela deve ter em um projeto arquitetônico. Uma iluminação consegue criar diferentes sensações com diversos efeitos em um mesmo ambiente. Como isso é possível? Vamos explicar a seguir.

Primeiro, pense em uma sala de estar, onde há uma televisão, sofás na área de estar e uma mesa de jantar. Conseguiu visualizar? Agora vamos pensar que você queira assistir a um filme nessa sala, mas não quer ficar no escuro total. Como faria? Com um bom projeto de iluminação é possível criar efeitos leves e que servem apenas de orientação nessa sala sem prejudicar a visibilidade da televisão; talvez alguns balizadores embutidos (luminária embutida na parede que ilumina o piso e orienta o caminho) ou algumas luminárias embutidas no teto, com menos voltagem e temperatura de cor mais quente, possam criar esse efeito de “semiescuro”.

Agora imagine esta mesma sala: você está servindo o jantar e não quer focar em mais nada a não ser a mesa? Luminárias com temperatura neutra, ou um pouco mais quente, e direcionáveis para a sua mesa podem trazer essa sensação de “hora da refeição”, além de pendentes que podem criar esse mesmo efeito.

Última situação: você está recebendo convidados na área de estar, lembrando que estamos ainda no mesmo espaço, e quer uma iluminação mais geral para ter visibilidade de toda a sala. Nesse caso, uma iluminação indireta, como um rasgo no gesso ou diversos tipos de plafons podem te ajudar a criar essa visibilidade geral e neutra.

O que quisemos dizer com esse mini exercício acima? Mostramos que em um mesmo espaço conseguimos criar três diferentes sensações e funções apenas com a iluminação. Então, se em um local pequeno, como o citado, criamos diferentes efeitos e atrativos imagine o quanto a iluminação pode impactar em outros projetos maiores. Todos esses aspectos, quando bem pensados e elaborados por profissionais especializados, trazem a garantia de uma edificação muito mais “grandiosa” e de “sucesso”, pois a iluminação irá reforçar sentimentos e atividades para os usuários daquele ambiente.

Previous Post
Criando ambientes lúdicos
Next Post
Especial Primavera: suculentas na decoração

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fill out this field
Fill out this field
Please enter a valid email address.
You need to agree with the terms to proceed

Menu